O homem, Os Sertões!

 

Este blog faz parte do Sub-Projeto “Hipertexto”, parte do Projeto de Extensão Os Sertões: território, identidades, artes e narrativas. Foi proposto à turma do 3º ano de Informática, 88231 de 2016 do Campus Camaçari a criação de hipertexto digital referente à obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, circunscrevendo-se a parte de “O Homem”.

A proposta de criação de um hipertexto digital tem por objetivo ser um motivador e facilitador da leitura do texto, visto que por se tratar de um texto clássico apresenta dificuldades em relação a linguagem  e vocabulário rebuscado do escritor.

Neste blog, encontram-se imagens, textos, links para vídeos que revelam a leitura e atribuição de sentidos feita pelos estudantes acerca de alguns vocábulos. Embora,  ainda não se constitua em um hipertexto, pode ser uma fonte de pesquisa e facilitadora para a leitura da obra por futuros estudantes do 3º ano e de qualquer leitor da obra, servindo como consulta para termos pouco usuais e desconhecidos.

O sub-projeto “Hipertexto digital” foi proposto e orientado pelas professoras do IFBA campus Camaçari:  Liamar Francisco (Filosofia) e Vigna Nunes Lima (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira). O livro na íntegra foi lido pela turma,  com mediação da professora Vigna em uma ação chamada “Círculo de Leitura”, assim como a parte de “O Homem” foi objeto de estudo e discussão na disciplina de Filosofia, a partir de Marilena Chauí e outros autores.

Maiores informações sobre o Projeto Os Sertões, clique aqui.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s